Você já deve ter se perguntado: como as grandes empresas com negócios B2B alcançaram patamares tão altos em vendas e garantiram a satisfação de seus clientes e acionistas ao redor do mundo?
O sucesso em vendas não acontece por acaso. Estratégia, Processo e Método de Vendas são fatores determinantes que levam as grandes corporações a alcançar seus objetivos de forma mais rápida e inteligente. Conheça mais sobre os métodos destas empresas.
Métodos de Vendas que levam empresas B2B a faturarem alto!
O conhecimento das Melhores Práticas adotadas pelas empresas com negócios B2B no mercado, pode ajudar você a entender melhor o sucesso delas e direcionar o seu negócio para o rumo certo.
Prática inteligente adotada por empresas com negócios B2B
Não importa o segmento de mercado em que está inserido o seu negócio – sempre haverá um produto ou serviço a ser oferecido a pessoas que precisem deles para solucionar um problema, satisfazer uma necessidade ou desejo. Sendo assim, as vendas são o combustível que mantém a empresa e gera resultados.
O problema é que muitas empresas ainda acreditam que as vendas podem ser um diferencial apenas do vendedor, individualmente. Contratam profissionais experientes e os deixam atuar livremente para criar seus próprios métodos de vendas. Obviamente, os resultados irão variar bastante de um vendedor para o outro, pois nem todos irão desenvolver uma técnica que corresponda com o perfil dos clientes, com seus Processos de Compra e com os produtos ou serviços oferecidos.
Agora imagine que além de ter um vendedor experiente, você possa desenvolver um método de vendas padronizado que se encaixe perfeitamente com a cultura da sua empresa e processo de compras dos seus clientes. Os resultados podem ser muito superiores e não é preciso limitar a criatividade dos profissionais.
As melhores e mais inteligentes práticas comerciais adotadas pelas empresas com negócios B2B, partem do desenvolvimento de metodologias para garantir as vendas com sustentabilidade e ainda assegurar um alto desempenho nos resultados com riscos reduzidos através da inovação em seus processos de vendas. Seus vendedores tornaram-se verdadeiros “Parceiros de Negócios” do cliente e o ajudaram a obter melhores resultados em seu negócio.
Com a transformação dos métodos de vendas tradicionais para as Vendas Consultivas, as maiores empresas B2B do mercado mundial se preocupam em garantir que o cliente alcance o sucesso em seu negócio oferecendo a ele informações, dicas, estratégias e capacitações necessárias para isso. Afinal, o sucesso do cliente será o delas.
Vendas Consultivas: Entenda a sua importância!
A informação, cada vez mais acessível graças à internet, ajudou a mudar o perfil dos clientes. Ele está mais atento, conhece melhor as opções que tem. Por isso, as estratégias de vendas também mudaram para acompanhar esse novo perfil nos diversos mercados.
Os processos de vendas antigos focavam nos interesses da empresa e vendedores. Hoje, o Método de Vendas Consultivas revoluciona o mercado por oferecer maiores benefícios tanto para os clientes quanto para os profissionais de vendas e empresas.
Os gestores das melhores empresas com negócios B2B, mundo afora, observaram o quanto era importante mudar os seus processos de vendas e atribuíram a ele um conceito mais moderno e gerador dos melhores resultados em faturamento, no médio e longo prazo. As vendas consultivas garantem lucros de forma sustentável para a empresa e clientes.
O processo de vendas consultivas foca em ajudar o cliente a comprar o produto ou serviço certo que irá impactar de forma mais positiva os seus resultados de negócio. A empresa e vendedor se preocupam com o cliente e tornam-se consultores de confiança dele. Esse método inovador é crucial para garantir o sucesso do negócio e a satisfação completa do cliente. A quem você acha que o cliente se tornará fiel quando começar a experimentar os resultados positivos?
Trata-se de oferecer ao cliente uma nova experiência de compra e, quando ele sentir a diferença impactante em seu negócio, terá a confiança necessária que o vendedor precisa para fidelizá-lo.
Exemplo de Processo & Método de Vendas que se tornou referência
A Mercedes Benz pertence ao grupo das maiores empresas com negócios B2B do mundo. A empresa oferece soluções em veículos para atender empresas de transporte de cargas e passageiros. O processo de vendas tem um alto engajamento de seus vendedores de veículos, serviços de manutenção e peças em uma Metodologia Consultiva que visa educar o cliente com relação à utilização mais otimizada de seus veículos para reduzir os desgastes, causados pela má utilização.
Essa metodologia ajuda seus clientes a reduzirem custos com a manutenção dos veículos e prolonga o tempo necessário para a renovação da frota. Benefícios como esses aumentaram a taxa de fidelização de clientes e mudaram a percepção que tinham da empresa através da transformação dos métodos de vendas convencionais para as Vendas Consultivas.
A maioria das grandes empresas B2B já identificou essa oportunidade de melhoria em seus processos de vendas e colhem resultados surpreendentes. Quem ainda não considerou essa tendência como um fato real e verdadeiro corre sérios riscos de perder vendas e clientes importantes para o seu negócio.